quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Futebol Europeu: por que tanto dinheiro em jogo???


Muitas vezes nos pergutamos quando o futebol brasileiro pode-rá competir diretamente com os times europeus. Temos grandes diferenças entre o futebol brasileiro e o europeu, primeiro é que os clubes da europa trabalham como empresas, cada clube tem o seu dono. E o principal produto é a imagem. Bem diferente do Brasil, os clubes são gerenciados por pessoas que na maioria das vezes,querem só roubar do clube. Os grandes clubes europeus fazem grandes negociações para utilizar a imagem dos jogadores, ganhando ainda mais dinheiro com a assinatura de contratos de marketing e material esportivo pelo mundo inteiro. Na Europa não é tão comum ter artigos piratas como o Brasil, melhorando assim a venda destes artigos.
Para compentir com o futebol europeu o Brasil tem que mexer na sua estrutura, mudando os suas diretrizes.
O combate a corrupção é apenas uma das medida que deve ser tomada, pois ela afeta mais os nossos clubes que os europeus. Os brasileiros também não podem vender os clubes, os transformando em empresa, pois geralmente os compradores serão estrangeiros com intenções de utilizar o clube como fachada para negócios escussos. Clube-empresa não faz parte da nossa cultura, mas tratar o clube como uma associação empreendedora é fundamental.
A estrutura do clube, conta muito... Todos os clubes europeus tem estruturas mostruosas para receber seus jogadores, no Brasil o clube que tem uma estrutura parecida é o São Paulo, clubes cariocas passam longe dessas estruturas.
Não estamos falando que o futebol europeu não tem corrupção, pelo contrário, sabemos que muitos clubes da Europa são usados para lavar dinheiro, por isso Kaká deve ter recusado a oferta do Manchester City.

0 Comments: